domingo, 27 de maio de 2012

A SABEDORIA DA ÁGUA.

No meu último emprego lembro que um dia meu superior me disse em uma conversa que tivemos: “Ronaldo, você é um profissional que se difere dos outros que tenho” e, perguntei o que me diferenciava dos outros, ao que me respondeu: “Você busca alternativas para nunca dizer ao seu cliente que não tem solução para aquele ou este problema, sempre procura novas possibilidades de resolução!”.



Sem dúvida alguma é bacana saber que alguém observa sua maneira de trabalhar, mas fiquei pensando nisso até então. Sempre me questiono se realmente estou esgotando as possibilidades para ser bem sucedido no que estou fazendo.

Realmente, para ter êxito em nossos empreendimentos, seja nos estudos, em qualquer projeto para a vida aprendi que devemos sempre nos empenhar em fazer e dar o nosso máximo, o nosso melhor!

Não se trata de afirmar que conseguiremos sempre o que desejamos agindo assim, pois, haverá momentos em que o sucesso não poderá ser alcançado. Mas te asseguro que quando isso acontecer será a melhor maneira de aprendermos, sim, aprendermos com nossos erros.
Reconhecer quando erramos é um passo fundamental para trabalharmos melhor todas as possibilidades de alcançarmos nossos objetivos. Através de nossas falhas podemos melhorar nosso desempenho numa tarefa ou solução de problemas usando todas as alternativas para isso. 
Darei um exemplo: quando ficamos desempregados, uma vez dispensado sem justa causa, obtemos dentro da lei o direito ao seguro desemprego por período estipulado conforme CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Nesse caso, se não temos uma boa qualificação profissional (eis aí um problema) e percebendo a dificuldade para a recolocação no mercado de trabalho podemos usar parte do dinheiro recebido do seguro desemprego para fazermos um curso profissionalizante de nossa escolha, ou, quando atentamos melhor vemos outra possibilidade de fazer o mesmo curso de forma gratuita (eis aí as alternativas para solucionar o problema de estudo).  

Note que é uma questão de atentar às possibilidades ao nosso redor! No meu caso, como no período de desemprego fiquei sem resíduos financeiros suficientes para pagar um curso de idioma, resolvi buscar a alternativa de estudar gratuitamente pela internet e lendo muito sobre o assunto. Tudo depende do meu empenho e, claro, o resultado final neste caso, será fruto do meu esforço! Não poderia de forma alguma ficar tentando encontrar “culpados” pelo meu desemprego. A vida tem muitas coisas boas reservadas para mim!

Usei este exemplo, ainda que muitos já façam o mesmo, apenas para mostrar que não adianta ficarmos olhando para o problema sem pensar nas possibilidades de resolvê-lo. Certamente, ao focar melhor em como resolver situações que nos causam dificuldades encontraremos então, pelo menos, duas formas de solucioná-lo.

Moldarmo-nos às situações cotidianas de maneira positiva e com firme propósito de superar os empecilhos vindouros é uma característica dos vencedores!

Pense um pouco: ao observar a água de um pequeno riacho, você pode colocar alguns poucos obstáculos que impeçam a passagem da água. Note que ela, ainda assim, prosseguirá seu caminho. Isso acontece pelo simples motivo: “a água nunca questiona seus obstáculos, ela apenas os contorna”.

Ela encontra todas as possibilidades para superar seus obstáculos e chegar ao mar e, nunca reclama.

Use a sabedoria da água e veja os resultados fantásticos que obterá! 




Leia também:

APRENDA COM A ÁGUA
ACREDITAR E AGIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário aguardará liberação do administrador.